top of page

Sobre o projeto

De 20 a 27 de setembro espaços públicos em todas as áreas de planejamento da cidade do Rio de Janeiro recebem o projeto "Isto é sobre liberdade: o que você ainda lembra sobre ela?". Idealizado pela bailarina e coreógrafa Andrea Elias, a iniciativa promove performances de dança contemporânea nos bairros de Botafogo, Centro, Pavuna, Irajá, Cachambi, Bonsucesso, Flamengo, Tijuca, Méier, Vila Isabel, Madureira, Penha, São Cristóvão, Moneró, Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, Taquara, Pedra de Guaratiba e Barra da Tijuca.

​

São 20 intervenções pela cidade, onde a bailarina/performer dança a liberdade por todo o Rio de Janeiro, costurando a cidade por um fio abstrato que interfere no seu cotidiano para tocar a sensibilidade e a alegria dos passantes. As performances acontecem em espaços públicos e urbanos, com circulação intensa de pessoas. 

 

Para onde o corpo é conduzido quando a ideia mesmo de liberdade perde o sentido de existir? A pesquisa questiona o conceito de liberdade e como ele se insere nas relações entre os seres viventes.

 

Partindo de problemas de movimento oriundos do diálogo com textos de Zigmunt Baumman, Giorgio Agamben, Michael Foucault e Beatriz Preciado, desenvolveu-se a performance que se dá em uma trajetória previamente estudada e determinada, onde a performer desenvolve três diferentes temas de movimento em relação com os passantes, buscando afetá-los com sua movimentação ao mesmo tempo que o corpo que dança se integra à paisagem urbana. Pretende-se que o público possa viver a experiência como parte de sua rotina diária, sem que seja necessário pausar sua caminhada ou seus afazeres para se constituir como "público" de modo convencional.

​

Por se tratar de proposta desenvolvida sobre o tema "liberdade", o trabalho reverbera uma espécie de alegria naqueles que a vivenciam, fazendo com que desautomatizem seus olhares e suas percepções de mundo, tornando mais vivazes aqueles que presenciam o acontecimento.

Ficha Técnica

concepção e performance

Andrea Elias

​

colaboração artística

Esther Freixa, Norberto Presta e Toni Cots

​

assistências

Aloisio Antunes e Tânia Ikeoka

​

programação visual

Flávio Luiz Pereira

​

fotos

Maurício Maia

​

imagem e edição

Gustavo Gelmini

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
bottom of page